segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quando nossa filha se decepciona


Há duas semanas a professora da Manoela me contou que a melhor amiga da Manoela na escola não vai mais estudar com ela. Manoela está de férias, mas participa há 3 semanas do curso de férias. Nessas três semanas ela sempre pergunta pela amiga. Chegou a dizer um dia que só voltaria à escola no dia que a amiga fosse também.

Confesso que fiquei bem chateada com a notícia, mais ainda, fiquei preocupada em como a pequena iria receber e processar essa informação. A professora sugeriu esperar para contar na volta às aulas. Conversei bastante com meu marido e acabamos decidindo que iríamos contar antes, para que ela fosse se preparando.

Na segunda-feira à noite, perto da hora de dormir disse que precisava falar com ela. Nos sentamos e eu contei o que estava acontecendo. Meu coração ficou apertado quando ela disse, cobrindo o rostinho: “Não estou acreditando. Eu vou precisar chorar mamãe”. Ela fez muitas perguntas, acabou não chorando e aparentemente está conformada. Sempre que vê alguém do nosso convívio ela pede para contar a novidade. Essa é a primeira decepção da vida da minha princesa: a perda da melhor amiga da escola.

Já passamos por algumas mudanças grandes desde que ela nasceu, mudamos de emprego, de cidade, de escola, de apartamento para casa... deixamos amigos e familiares queridos na outra cidade. Mas tudo isso aconteceu quando ela ainda era pequena. Ela sentiu as mudanças, reclamou um pouco no começo, mas não sofreu. Ela morre de saudade dos avós e da amiga Laura, mas são pessoas que sempre vamos manter contato.

Agora, ela já está maior, compreende um pouco mais as coisas e por isso sofre um pouco mais também. E como é difícil ver um filho sofrer. Infelizmente, não podemos poupar nossos filhos das dores e sofrimentos da vida. Só nos resta estar junto e confortá-los. Seja agora, seja quando estiverem com 50 anos.

2 comentários:

  1. Paola agora que descobri que vc tem esse blog!!! estou aqui maravilhada vendo todos os posts!!! hehehe linda relação de mãe e filha! bjus Jésica

    ResponderExcluir
  2. Oi Jésica! Que bom que está gostando! Fico feliz! Planos de passar por isso também em breve?? Beijos

    ResponderExcluir