quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mamães de Julho e Agosto de 2008


         Quando eu fiquei grávida, comecei a ver mulheres grávidas por todos os lados. Não sei se eu passei a reparar mais nelas ou se realmente 2007 foi um ano bem fértil e em 2008 muitas gestantes circulavam por todos os lugares que eu ia. O mais interessante, entretanto, é que nenhuma delas era minha amiga, parente ou mesmo conhecida. E aí, estava eu, cheia de dúvidas, querendo trocar experiências e só podia contar com pessoas que já tinham tido filhos há algum tempo (poucas amigas) ou há muitos anos (mãe, sogra, tias, primas, avós). Aprendi bastante com todas elas, mas o que eu queria mesmo era conversar com gente que passava pelas mesmas coisas que eu. Que tinha os mesmos medos, as mesmas dúvidas, os mesmos anseios.
         
          Procurando no orkut encontrei uma comunidade que me interessou muito: "Grávida do meu primeiro filho". Decidi participar. No começo era mais uma leitora do que uma participante ativa. Tinha um pouco de receio de me expor e tinha a sensação que todas as mães de lá já se conheciam e eu ia ficar meio de fora. O tempo foi passando, eu fui me sentindo cada vez mais confortável e quando percebi estava dividindo minha gestação ali quase todos os dias.
         
          Cada uma de nós contou quando descobriu se teria menino ou menina, quando escolheu o nome, quando definiu o tipo de parto, quando entrou em trabalho de parto (no caso das que não fizeram cesárea) e até contamos com a participação de alguns maridos informando quando os partos ocorreram.
         
          Depois disso, muitas fotos dos bebês e mais troca de experiências. Mas aí, já não estávamos mais grávidas. O grupo já não era mais adequado. Foi então que a Valéria teve a ideia de montar um novo grupo: "Mamães de Julho e Agosto de 2008".
         
          Nesse grupo estão algumas mães da antiga comunidade e outras que foram chegando depois. Durante 3 anos, praticamente todo dia nos encontrávamos no orkut para falar sobre os mais diversos assuntos. Em princípio era tudo relacionado aos bebês (fraldas, pediatra, amamentação, cólicas, sono, etc), mas depois, foi surgindo entre as mães mais ativas ali uma afinidade muito grande, que se transformou em amizade.
         
          Hoje, nossa comunidade virou um grupo (fechado) de 27 mães no facebook (eu, Helô, Valéria RJ, Valéria SP, Marina, Cintia, Jeany, Ritinha, Paula, Juliana, Raquel, Luciana de BSB e Luciana do Sul, Fabi, Flavi, Michelle, Dani, Angela, Giselia, Jacqueline, Marcia, Carol, Marcela, Josi, Débora, Eliane e Adriana). Lá conversamos sobre tudo e todos os dias.


          Dividimos problemas, compartilhamos alegrias e mais do que tudo, nos fazemos companhia. A amizade que era virtual se tornou tão real que vários orkontros ou facencontros foram realizados e muitos ainda virão. Por 2 anos realizamos nosso amigo secreto e até fizemos conferência no skype para poder conhecer um pouco mais as amigas que moram longe, uma vez que nosso grupo é formado por mães do Brasil todo e até da Itália.
         
          Nossas crianças de julho e agosto de 2008 já estão com 3 anos. Quanta coisa mudou nesse período. Quantas situações novas: Crise de separação, primeira escola, terrible twos,"adolescência da infância", segundo filho e até terceiro... enfim, os "problemas" só vão se transformando. Acredito que sempre teremos algo a aprender, alguma dúvida a esclarecer e como é bom saber que passaremos por tudo isso juntas. 

          Vocês, Mamães de Julho e Agosto de 2008, mulheres maravilhosas, mães guerreiras e amigas fiéis merecem todo meu carinho e admiração. Amo muito vocês!!! Obrigada por dividirem comigo a melhor fase das nossas vidas!!!




Val e Anna, Ju e Nicole, Angela e Julia, Eu e a Manô, Fabi e Anninha,  Paula e Pedro, Ritinha e Nick

Gi e Tamires, Ju e Nicole, Eu e Manô, Paula e Pedro

Gi , Tamires e Tiago, Eu e Manô, Angela, Ritinha e Nicolas, Val, Fabi e Anna Luiza, Valéria, Paula, Pedro e Manu, Ju e Nicole, Raquel e Manu


                                         

2 comentários:

  1. Nossa Paola, estou descobrindo muitas coisas em comum, a escola foi só a primeira, e agora lendo esse do Orkut. Sabe que tb participava lá, mas era do mês de novembro, o meu grupo não foi muito longe, agora entro lá muito de vez em quando, mas conheço historias muito especiasi nascidas nesse mundo virtual. E tem algumas que parecem que são minhas amigas a muito tempo e que fazem parte da minha vida. Muito engraçado essas relações né?! Fico só pensando como será na época dos nossos filhos !!

    ResponderExcluir
  2. Ainda mais agora morando em outra cidade, tenho muito mais contato com as minhas amigas desse grupo do que das minhas amigas do "mundo real". Essas mamães são minhas parceiras de todos os dias!!!
    Muito legal saber que você também participava, Aressa!! Tomara que o João e a Manô encontrem pessoas tão especiais quanto esses amigos que encontramos!! Beijos

    ResponderExcluir