quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Banho


A hora do banho pode e deve ser divertida. Aqui, quando a Manô era bebê usávamos, quase sempre, aquela banheira tradicional com trocador. A madrinha da Manoela me deu uma dica muito legal: dar uma toalhinha ou paninho para o bebê segurar durante o banho. Não sei explicar o motivo, mas Manô adorava o seu paninho. Tenho a impressão que ela se sentia segura. Infelizmente não usamos o banho de balde. Hoje, se tivesse outro filho com certeza usaria por todos os benefícios ao bebê. No balde o bebê fica em posição fetal e isso transmite a ele muita tranquilidade. Auxilia na diminuição das cólicas e acalma o bebê para a hora de dormir. Pode ser usado até os 6 meses. Tenho várias amigas que usaram e indicam.

Ao completar 1 ano a Manoela ganhou uma banheira diferente que ela utiliza até hoje, quando não quer tomar banho de chuveiro. O nome dela é Opla (é quase um ofurô). O preço não é dos menores (algo em torno de R$ 300,00), mas é um investimento que vale a pena. A criança fica sentada relaxando e a mãe (ou pai - porque tomar banho com o papai é muito agradável para os pequenos também) pode ficar tranquila com relação a perigo de afogamento. NUNCA se deve deixar uma criança pequena em balde, bacia, tanque, banheira, piscina... o que quer que seja, sem supervisão, mas essa banheira realmente sempre me deixou mais tranquila.

Na fase do chuveiro, é essencial um bom tapete antiderrapante. Uma boa dica também são os brinquedos específicos para hora do banho. Aqui usamos muito giz para banho. A criança se pinta toda, pinta o box, os azulejos e tudo sai com água.

A hora de lavar os cabelos pode não ser tão tranquila, pois algumas crianças, como a minha, acham que mesmo com shampoo específico, os olhos ardem e a água que cai no rosto incomoda e aí, cada mãe tem que encontrar o que funcione para o seu filho. Algumas gostam de cantar músicas que façam com que a criança olhe para cima, outras colam adesivos no teto e outras, como eu, inventam brincadeiras. Aqui o que funciona, é fingir que ela está em um salão de beleza lavando os cabelos. Ela já fala: “cabeça de salão, né mamãe”. E dá tudo certo!!!

Aqui a banheira Opla, os brinquedos e os desenhos com o giz de banho







2 comentários:

  1. Ola, estou procurando uma dessa para minha filha de 1 ano... Sabe aonde eu encontro? Na maioria dos sites do BR esta em falta... Se puder me mande um e-mail bahzuk@hotmail.com

    ResponderExcluir