sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Hora do sono


         Depois que temos filhos, a qualidade do nosso sono é muito alterada. Desde a gravidez estabelecemos algumas “regras” que usaríamos com a Manoela. A primeira regra era que ela iria dormir em seu quarto desde a primeira noite em casa. Essa regra foi quebrada na primeira noite. Durante as primeiras 15 noites, ela dormiu com a gente. Não na nossa cama, pois eu tinha muito medo de dormir profundamente e machucá-la. Dormir profundamente é meu sonho até hoje. Ela já tem 3 anos e 5 meses e desde que nasceu eu só dormi 2 noites inteiras.

         Passados os 15 dias, ela foi para o seu quarto. Criamos uma rotina para a hora de dormir que seguimos até hoje. Manoela não é uma criança que dorme muito. Desde 1 ano ela dispensou as sonecas diurnas. Acorda sempre muito cedo (no máximo 7:30hs) e desperta pelo menos 1 vez por noite. A rotina do sono é essencial para que ela durma cedo e consiga descansar. Quem conhece a Manoela sabe que ela é uma criança muito agitada. Não consegue ficar parada por mais de 5 minutos. Canta, pula, dança e corre o dia todo.

         Até completar 3 anos, ela acordava várias vezes durante a madrugada e muitas vezes demorava horas para voltar a dormir. Eu (ela nunca aceitava que fosse o pai) sempre fazia companhia sentada no chão do quarto, sem acender a luz e sem conversar muito com ela (só o suficiente para tranquilizá-la), até que ela voltasse a dormir. Isso ocorria em média 3 vezes por semana.

         Exausta, decidi que permitiria que ela fizesse cama compartilhada quando sentisse necessidade. Assim sendo, ela adormecia em sua cama e por volta de 5 horas da manhã acordava, deitava na nossa cama e dormia mais um pouco. Isso melhorou e muito nossas noites. Atualmente, não é sempre que ela vem para nossa cama. Essa noite, por exemplo, ela acordou, tomou leite e continuou a dormir no seu quarto. Chegou às 7:00hs toda feliz pois tinha passado “a tarde inteira”, como ela diz,  no quarto dela!

           MAS não quero desesperar ou desestimular ninguém, felizmente, Manoela é uma exceção! A maioria das crianças, que tem uma rotina para a hora de dormir, dorme bem desde o início.

          Vou passar abaixo algumas dicas para transformar a hora do sono em um momento bem tranquilo:

1)    O quarto da criança (ou dos pais em caso de cama compartilhada) deve ser arejado e tranquilo;

2)  Uma hora antes do sono, evitar brincadeiras, músicas ou programações de tv agitadas;

3)    Criar uma rotina de um mesmo horário de sono (aqui em casa é assim: por volta de 19:30hs ela toma leite, faço uma oração com ela, leio uma história, e geralmente antes que a história termine, ela já está dormindo);

           Minha principal dica é: não se prenda a conceitos e opiniões que não funcionam para a sua família. Não existe certo ou errado. Dormir em quarto próprio, dormir no quarto dos pais em outra cama, ou fazer cama compartilhada deve ser uma decisão da família. Escolha o que os fizer mais felizes, pois uma boa noite de sono faz toda diferença!



Nenhum comentário:

Postar um comentário