segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Amamentação


Todo mundo sabe da importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade.  O aleitamento materno promove a saúde física e mental da criança e da mãe que amamenta. O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê precisa para ser saudável. Protege as crianças de diversas doenças e infecções.

Para a mãe, os benefícios também são grandes: grande queima calórica e consequente perda de peso, o útero volta ao tamanho normal mais rapidamente, a proteção contra anemia tendo em vista que a mãe que amamenta demora mais para voltar a menstruar, enfim, são muitos pontos positivos. Isso sem falar em um dos principais, em minha opinião, que é o vínculo que se estabelece entre mãe e filho durante a amamentação.

Algumas mães, por questões particulares, decidem não amamentar mesmo antes de o bebê nascer. Outras, entretanto, e é aí que me incluo, sabendo de todos os benefícios da amamentação desejam muito amamentar, fazem toda a preparação durante a gestação e infelizmente não conseguem.

No meu caso e de algumas mães que eu conheço, o grande problema foi uma mamoplastia redutora (cirurgia plástica de redução das mamas) anterior. Não sei o que é informado hoje em dia, mas há quase 15 anos, quando fiz a minha, a explicação que se recebia era que a cirurgia não afetaria em nada a produção de leite. Não foi o que aconteceu por aqui, como relatei no post Chupeta e Mamadeira.

A mãe que quer e não consegue amamentar passa por um período de dor física, pois as tentativas frustradas do bebê em sugar um leite que não vai descer, machucam e muito os seios, se sente triste e frustrada.

Portanto, se você é uma pessoa que ainda não tem filhos e pretende fazer uma mamoplastia, e deseja amamentar, converse bem com o seu cirurgião plástico, com o seu ginecologista, com uma funcionária em um banco de leite, enfim informe-se o máximo que puder para tomar uma decisão bem consciente. Quem sabe você não prefira esperar até ter seus filhos.  Sei que eu, mesmo tendo filho só depois de 10 anos da cirurgia e sabendo de todos os benefícios que ela me trouxe (tanto físicos quanto em relação a estima) teria esperado para amamentar a Manoela.

2 comentários:

  1. Bruna Braga C. Carvalho25 de janeiro de 2012 às 04:45

    Oi Paola, tudo bem? Estou vendo seu blog.. adorei!! Li o que escreveu sobre amamentar... eu tambpem fiz mamoplastia, e Graças a Deus.. e ao meu cirurgião.. eu consegui amamentar a Manuela até os 11 meses... e estou conseguindo amamentar o Bruno também!! Mas é bem legal você colocar essas observações, pois a pediatra das crianças diz.. vc é minha única paciente com mamoplastia que consegue amamentar, então é bom ficar de alerta para aquelas mulheres que pensam em fazer a redução de mama e depois queren amamentar... converse bem o médico!! um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!!! Que bom você por aqui! Fico muito feliz! Muito legal conhecer alguém que fez a mamoplastia e amamentou!!! Maravilhoso para você e para as crianças!! Eu adoraria ter conseguido! Beijos para você, Manuela e Bruno!

    ResponderExcluir