quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Gagueira Infantil


No último final de semana minha cunhada, Cristina, me perguntou sobre gagueira infantil. Falei a ela o pouco que sabia e fui pesquisar mais sobre o assunto. Olhem só o que eu descobri no site http://brasil.babycenter.com/toddler/linguagem/gaguejar/:

- Se o seu filho comete erros, principalmente quando está cansado, excitado ou irritado, se repete palavras ou frases a toda hora ou a primeira sílaba de uma palavra uma ou duas vezes, NÃO se preocupe. Ele irá superar esta situação sozinho.

- Apenas 5% das crianças são afetadas pela gagueira;

- É pouco comum entre 1 e 3 anos

- Pode ocorrer em vários membros de uma família

- É mais comum em meninos do que em meninas

- Pode ser agravada por eventos estressantes

- A maioria dos especialistas recomenda esperar até os 3 anos da criança antes de procurar um profissional para uma avaliação.

Portanto, se seu filho pequeno começar a gaguejar não se desespere. Tente prestar atenção nos momentos que isso acontece (ele está muito agitado, nervoso, eufórico?). Observe por alguns meses e se persistir quando ele já tiver 3 anos, fale com o pediatra ou procure um especialista.


MAIS INFORMAÇÕES:


Minha amiga fonoaudióloga, Nara Luchi, leu esse post e acrescentou:



“Paola apenas complementando: a gagueira infantil que não é preocupante ocorre entre os três e quatro anos de idade e dura no máximo seis meses. Isso ocorre devido ao aumento de vocabulário da criança. As atitudes da família e escola influenciam muito esse processo, portanto nunca mostre para essa criança que ela é um mau falante, pedindo para ela respirar, falar devagar, complementando suas frases, apenas tenha paciência para esperar ela terminar de falar e dê o modelo correto, falando mais devagar, sem tensão. Famílias com histórico de gagueira devem ficar atendas, pois gagueira é hereditária. Na duvida, procure um Fonoaudiólogo!”

Muito obrigada pelas informações, Nara!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário