sábado, 11 de fevereiro de 2012

Escolhendo um esporte


Acho essencial que as crianças pratiquem algum esporte. Esporte ensina disciplina, mantém o corpo em movimento, apresenta boas amizades, pode vir a ser uma profissão no futuro, enfim, são muitos os benefícios, mas como escolher o melhor para o nosso filho?

 Eu comecei a nadar com 3 anos e só me arrependo de ter parado tão cedo. Deveria estar nadando até hoje. A natação foi a minha primeira opção com a Manô. Aos 9 meses, lá fomos nós para as aulas com a Tia Angela. Era bom demais. MAS, Manoela começou a ter muitas crises alérgicas (que depois descobrimos ser asma), e a médica pediu que a afastássemos das piscinas. Pelo menos das tratadas com cloro (todas aqui na nossa cidade).

Ela sempre falou em ballet. Procurei uma escola aqui e segunda-feira fomos para a primeira aula. Como fomos as primeiras a chegar, a sala estava livre para ela. Manoela ficou pendurada na barra, fez poses para o espelho, dançou, imitou as posições das bailarinas nas fotos... tudo na maior empolgação. As outras alunas chegaram, ela interagiu um pouco com elas e a professora chamou para a aula. Não era permitido aos pais assistir a aula. Tínhamos que ficar na sala ao lado. Claro que eu consegui um lugar estratégico e fui espiar. Em menos de 10 minutos, Manoela tinha saído da sala e estava no meu colo. Disse que não tinha gostado e que queria ir embora. Calçou as sandálias e foi saindo dizendo que “nunca, nunca, nunca mais quero fazer aula de ballet”.

Agora, vamos pensar em um outro esporte. Com 3 anos e meio acho que não tem muitas opções, mas com certeza, uma hora encontraremos um que a faça feliz!

3 comentários:

  1. Puxa, jura que ela não gostou?? O que a professora falou?
    Mas eu já te falei que acho que esportes mais radicais são a cara dela né?!!!
    Você já viu ginastica olimpica? Acho que começa com 4 anos.
    Aqui em Bauru no Sesc tem atividades esportivas para criança a partir de 03 anos, dos 03 aos 06 acho. Nessa faixa etária as atividades são mais lúdicas, como ensinar a pular, coisas que eles nem fazem né, a virar cambalhota etc.

    Eu estava com vontade de colocar o João Rafael, pois ele é muito ativo e adora correr, acho que se tiver aqui algo para ser maratonista seria bem a cara dele heheh.
    Mas achei que essa atividade no Sesc é muito tarde, é as 17h, depois de passar o dia na escola brincando e pulando, achei que seria demais para ele, acho que ainda é um pouco cedo.

    Também penso em colocar na Capoeira, mas também só com 05 anos, vou esperar um pouco ainda....
    Bjs

    Ah na escola da Manô tem Euritmia? Dizem que já serve como uma atividade física, será?!!

    ResponderExcluir
  2. Então, Aressa... não gostou mesmo. A professora nem teve tempo de falar nada pois fomos embora no meio (ou começo mesmo) da aula. Falei com a Manoela sobre irmos a outra escola mas ela não quer mesmo.

    Acho que a Manô se daria muito bem em esportes radicais sim. Só não sei o que tem aqui em Avaré. Preciso me informar mais. Ginástica olímpica é a cara dela. Eu tinha a ideia errada de que afetaria o crescimento e por isso tinha um pouco de medo (a Manô já é mais baixa que o esperado para a idade) mas agora que me informei mais vou procurar aqui! Foi uma ótima ideia a sua!

    O João Rafael é ativo como a Manoela. Eles precisam gastar energia, né! Pena que não tem Sesc aqui. Essas atividades são muito legais. Mas concordo com você que o horário é muito tarde.

    Na escola aqui por enquanto tem aula de Ritmo. A professora toca o teclado e passa as músicas para eles, mas pelo que eu sei não tem muito movimento corporal além das rodas, é mais canto mesmo. Amanhã me informo melhor na escola e volto para te contar! Na São Micael tem?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aressa, confirmei na escola e eles não tem Euritmia não! Só essa aula de ritmo/música! Na São Micael tem? Beijos

    ResponderExcluir