domingo, 18 de março de 2012

Tudo tem seu tempo


Ontem foi o casamento de um amigo de infância do meu marido. Até hoje Manoela só foi a um casamento e só na igreja. Era o casamento da Tia Amanda e do tio Lu. Enquanto nós estávamos no altar (fomos padrinhos), Manoela, que tinha 9 meses, ficou no colo da minha mãe e chorou praticamente a cerimônia toda. Tanto que minha mãe teve que ficar andando com ela nas ruas perto da igreja para não atrapalhar a cerimônia.

Meu marido é bem radical na decisão de não levar a pequena a casamentos. Ele sempre diz que não é ambiente para criança. Na cerimônia é necessário um silêncio e respeito que a maioria das crianças não consegue entender. Na festa, música alta, ambiente com pouca luminosidade, enfim, tudo para adultos segundo ele. Assim sendo, o combinado aqui é ou vamos sem ela ou, na impossibilidade dela ficar com alguém, só um de nós vai.

Confesso que tenho vontade de levar a Manoela toda vez, mas como sei que ele é contra, respeito sua vontade. Em outubro, isso vai mudar, pois ela participará efetivamente do casamento da Tia Thaís e do Tio Rafa, será daminha! Já está até ensaiando para fazer o que ela acredita que uma “noivinha”, segundo ela, faz. Mas isso é história para outro post!

Para o casamento de ontem, combinamos que ela ficaria na casa da vovó Marisa. As tias e a prima estavam aqui também e ela gostou da ideia, mas fez uma ressalva (a mesma que ela sempre faz quando fica com alguém) “A noite inteirinha não. Você me busca depois do casamento?” E assim foi! A festa estava maravilhosa, nos divertimos muito e assim que saímos de lá, fomos buscar a princesa. Ela dormia tranquila em uma cabana feita pelas tias. Ao pegá-la no colo ela começou a chorar dizendo que queria a mamãe. Quando percebeu que estava com a mamãe perguntou pelo papai. Ouviu sua voz e voltou a dormir tranquilamente. Ela ainda não está preparada para dormir a noite toda fora de casa, mas com certeza logo estará. Tudo tem seu tempo e respeitar o tempo dos nossos filhos é essencial.

2 comentários:

  1. Aqui em casa é justamente ao contrario, se deixar o João Rafael dorme todods os dias na casa da minha mãe. Nem sei mas o que fazer. As vezes até desanima ir na casa da minha mãe, pq sei que na hora de ir embora vai ser um "show".

    ResponderExcluir
  2. Sério Aressa? Vai entender essas crianças! Eu me preocupo um pouco pois tenho medo de um dia precisar realmente que ela fique com alguém e que ela sofra. Mas, vamos esperar. Que os dois cheguem a um meio termo, né!rs

    ResponderExcluir