terça-feira, 6 de março de 2012

Dia do lanche


Na escola da Manoela existe um revezamento no lanche. A cada 10 dias é o dia dela levar o lanche. O cardápio é estabelecido pela professora no início das aulas e geralmente muda no meio do ano.

Uma das vantagens nesse esquema, é que todas as crianças comem exatamente a mesma coisa. Outra coisa que eu adoro é que a alimentação é bem saudável, não entra refrigerante, doces e frituras.

Mais um ponto positivo é que as crianças auxiliam no preparo do lanche seja cortando os legumes no dia da sopa, amassando a massa no dia do pão ou indo à cozinha principal (dentro da sala tem uma pequena cozinha) para buscar alguma coisa que a professora precise.

Para as crianças o mais importante nesse dia é que o aluno que levou o lanche é o que ajuda a servir o lanche e o que apaga a vela depois da história. Todos os dias depois do lanche a professora acende uma vela e conta uma história. No final, o aluno que levou o lanche tem o privilégio (e é exatamente isso que significa para eles) de assoprar a vela.

Toda semana Manoela pergunta se algum dia é o dia do lance dela. Hoje é! Fomos ontem ao supermercado comprar milho, suco de abacaxi, cereal para comer com a coalhada que foi preparada ontem, e bananas. Perguntei hoje a ela se estava empolgada para ir à escola e ela me disse que sim, pois além de apagar a vela ela disse: “eu gosto porque eu SERVO o lanche mamãe”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário