segunda-feira, 26 de março de 2012

Encontrando um pediatra


Amo morar em cidade pequena. Acho a vida no interior muito tranquila. Acho excelente criar minha filha em um lugar onde a violência parece que ainda não chegou, onde congestionamentos não existem e onde todos se conhecem.

Agora, se tem uma coisa que não me agrada aqui é a falta de pediatras ou especialistas pediatras e também a falta de estrutura. Olhando no site do plano de saúde temos 8 pediatras, sendo que uma na realidade não atende aqui, atende em cidade próxima. Existe apenas 1 hospital e nenhuma vez que precisei levar a Manoela tinha pediatra de plantão. Ouvi dizer que no pronto socorro sempre tem. Mas aí tem toda a demora no tratamento para quem utiliza o SUS, o que acaba sendo inviável também.

Outro dia precisei levar a Manoela em um neurologista. Claro que não tinha nenhum neuro pediatra. Aliás, tem uma médica que atende crianças em caso de enxaqueca. Eu realmente não sabia se o que a minha filha tinha era enxaqueca, mas como era a única opção marcamos a consulta. Por sorte a médica foi muito querida e atenciosa. Pediu um exame que precisava de sedação. Ocorre que, não existe na cidade local que faça o exame com a sedação que ela pediu. Esse nem é o assunto de hoje, isso foi só para ilustrar.

Hoje, Manoela com tosse, afta, dor de garganta, secreção no nariz... liguei para o pediatra que a acompanha e consegui marcar consulta para o dia 10 de abril. Tentei todos os outros até que consegui finalmente um para hoje. O interessante aqui é que todos os pediatras que consultei, ou seja, todos da cidade, atendem no consultório e nos postos de saúde. Muito legal, não fosse o fato de que não tem nenhum que esteja no consultório todos os dias nos dois períodos. Se minha filha ficar doente antes das 8 da manhã em uma segunda ou quarta-feira, é possível conseguir uma consulta neste que eu consegui. Se for com o pediatra dela, tem que ser terça ou quinta a tarde. E assim por diante.

Em Bauru, a qualquer hora e em qualquer dia, bastava ir ao hospital do plano de saúde que tinha um pediatra disponível. Além dessa opção, tem uma outra clínica com excelentes pediatras que além das consultas regulares,  atende em regime de plantão a qualquer horário também. E mais, tinha a pediatra dela, que atendia no consultório todos os dias e bastava explicar o problema para a secretária que ela conseguia um encaixe.

Algumas coisas levam algum tempo para que a gente se acostume... outras acho que simplesmente não nos acostumamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário