segunda-feira, 12 de março de 2012

Ter filhos afeta as amizades?


Uma grande mudança nas nossas amizades ocorre depois que temos filhos. Não com todos os amigos. Mas com muitos. Antes de se ter filhos, a agenda é muito mais livre. Não precisamos pensar em horário, na estrutura do local que vamos, no barulho que pode ter, se tem coisa perigosa para a criança, enfim, basta combinar o passeio e ir.

Na gravidez parece que as coisas não vão mudar tanto. Você imagina que você vai sair menos quando o bebê nascer, mas não imagina que vai deixar de fazer parte da sua “turma”. Pelo menos eu não imaginava. E esse é um fato que eu ainda resisto um pouco em aceitar.

Se você tem filhos e não tem amigos com filhos se prepare, pois o choque pode ser grande. De repente a sua casa que era o ponto de encontro de todos, passa a ser esquecida. Talvez porque os amigos que não tem filho não queiram “incomodar”, talvez porque você fale tanto do seu filho que eles não queiram ser “incomodados”, talvez porque a vida seja corrida, talvez simplesmente porque vocês têm agora interesses diferentes. E por mais que para nós pais nossos filhos sejam maravilhosos e acreditemos que nossos amigos terão por eles um amor tão grande, como se fossem tios, realmente, a coisa não é bem assim.

Não que nossos amigos não amem nossos filhos. Acredito sim que eles são muito queridos e amados. Mas provavelmente a frequência com que esse amor vá ser demonstrado é bem menor que a gente gostaria. Até porque o contato entre vocês ficará mais escasso.

Essa grande mudança aconteceu na minha vida. Conversei algumas vezes com amigas que são mães e elas também perceberam essa diferença na vida após os filhos. Óbvio que isso não é regra e eu espero que você que está lendo não tenha passado por isso se já tiver filho, e não venha a passar se ainda não tiver.

Acima de tudo, se estiver passando, aceite como uma coisa natural. Tente não se chatear e muito menos cobrar dos amigos a atenção que você espera. Eu fiz isso esse final de semana. Encontrei uma grande amiga que se enquadra nessa situação. Nossa amizade de todo dia virou um contato esporádico e isso me incomodava. Conversamos quando a Manoela ainda era pequena e conversamos novamente nesse final de semana. Na verdade, nem posso dizer que conversamos... foi mais um desabafo da minha parte. E como me arrependo desse desabafo. Deixei minha amiga chateada e nada vai mudar ou melhorar por isso. Já me desculpei pelo rompante. A verdade é que atenção e carinho a gente não pode cobrar! E essa foi a mais nova lição que a maternidade me trouxe. Como é bom aprender e evoluir a cada dia, não é?

2 comentários:

  1. Puxa Paola, como é bom saber que não sou a única a "perder" os amigos, não que eu quissesse que os outros tb perdessem, mas já tava achando que o problema era só meu rsrrs..
    Nunca questionei essa falta de participação, mas vivo com a pulga atrás da orelha, sempre achei que minhas amigas fossem participar da minha gestação, ver e lamber a minha cria jnto comigo, mas não aconteceu nada nem pertinho disso, praticamente só nos vimos no chá de bb e casualmente em aniversários.
    Mas temos que respeitar o momento de cada um né...
    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que no fim é bom a gente saber que não está sozinha, né Aressa. Pelo que estou vendo, acontece com quase todas nós!!
      Beijos

      Excluir