domingo, 1 de abril de 2012

A profissão da mamãe


O tempo está passando, a meu ver, depressa demais. Os dias, semanas e meses estão passando e tenho a sensação que não conseguimos aproveitar como deveríamos. Quando era criança, parecia que a semana demorava tanto a passar. Já o final de semana, esse sempre passava voando.

Para quem tem filhos acredito que essa sensação de não entender como tudo está passando tão rápido é ainda mais forte. As lembranças do dia que descobri que estava grávida ainda são tão vivas e minha filha já está com 3 anos e 7 meses. Quantas coisas ela viveu. E que bom, que mesmo com essa velocidade toda do tempo, eu estou podendo acompanhar praticamente tudo. Há um ano e 3 meses não trabalho e isso está permitindo que eu viva com ela absolutamente tudo. O lado profissional estranha um pouco ficar o tempo todo em casa, não ter salário, a falta da conversa com adultos, da troca de informações e projetos... mas o lado mãe, esse se beneficia a cada dia com cada descoberta da minha filha. Se emociona cada vez que ela pede que a mamãe continue em casa com ela ao invés de ir trabalhar fora. Sofre cada vez que pensa que ela teria que ficar o dia todo na escola, ou aos cuidados de alguém (enquanto ela era pequena, ela ia ao escritório comigo e quando ficou maior eu passei a trabalhar só meio período, enquanto ela estava na escola). Se fortalece a cada atividade que fazemos juntas e que tenho certeza que ficarão guardadas na lembrança dela.

Então, é nesse pensamento que minha filha está crescendo tão depressa, que me sinto um pouco mais tranquila em deixar o lado profissional adormecido mais um pouco para poder viver com ela tudo que eu pude viver com a minha mãe. Daqui a pouco ela vai ser uma menina mais independente e esse contato em período integral não vai ser mais tão necessário. E aí ainda haverá tempo para que eu e minha profissão sejamos novamente um dos principais pontos da minha vida. Mas independente de quanto tempo passe, o principal vai ser sempre a minha família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário