terça-feira, 17 de abril de 2012

Disciplina


Eu e meu marido somos contra o “método palmada” de educar. Queremos que nossa filha seja educada com amor e bons exemplos. Isso não quer dizer uma educação sem imposição de limites ou de disciplina. Toda criança precisa de limites e cabe a nós pais encontrar a melhor maneira de oferece-los aos nossos filhos.

Eu costumo falar alto normalmente. Em momentos alegres ou não eu falo alto. Tenho tentado falar mais baixo (e confesso que é muito difícil). Então, eu que normalmente falo alto, quando fico brava com a Manoela, se não me policio, grito. E educar pelo “método do grito” também não é uma boa escolha na minha opinião. De alguns meses pra cá consegui reduzir o número dos gritos a quase zero. É um exercício diário. No começo, nem percebia quando estava gritando. Hoje, quando penso em gritar (e isso felizmente acontece poucas vezes), consigo me controlar. Como eu tenho falado mais baixo e quase não grito mais, Manoela se comporta da mesma forma.

Então se não acredito na palmada, nem no grito, como educar a minha filha? Eventualmente usamos o cantinho do castigo. Ele funciona quando ela perde o controle e bate em alguém. Senta na poltrona dela e fica por 3 minutos (copiamos a dica da Super Nanny de deixar 1 minuto por ano de vida) para que se acalme e depois conversamos sobre o que aconteceu e ela se desculpa.

Outro método que usamos aqui é perder um direito quando ela não se comporta. Por exemplo, se jogou um brinquedo, ela perde o direito de brincar com ele. O ideal é que a punição tenha relação direta com o comportamento que a desencadeou. Não vale dizer por exemplo que vai ficar sem ver desenho porque não se comportou na hora do almoço. E é por isso, que para mim, esse método é mais difícil, pois temos a tendência de tirar o que eles mais gostam.

Finalmente, o que tem funcionado mais por aqui é o método das recompensas. Todos os dias ao chegar da escola, se ela se comportou bem (e isso quem confirma é sempre a professora, embora mal eu chegue na escola a Manoela já corra para contar)  ela ganha uma bolinha. Quando ela consegue juntar 5 bolinhas trocamos por um passeio (uma ida a um parque da cidade ou ao clube) ou por um presente (não vale coisa cara e ela quase sempre, quando escolhe presente, pede um jogo ou quebra-cabeça).

Manoela realmente se importa em ganhar ou não a bolinha. Claro que ela visa a recompensa no final de semana, mas o que percebo é que a maior alegria dela está em merecer a bolinha. E é por isso que eu acho que, pelo menos por enquanto, esse método está funcionando tanto para gente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário