sexta-feira, 13 de abril de 2012

Educando pelo exemplo


Educar um filho é a tarefa mais difícil e desafiadora que conheço. Grande parte dessa dificuldade está no fato de que as crianças aprendem muito mais com nossos exemplos do que com o que dizemos. E como é complicado frear nossos instintos. Seja na hora que estamos irritados, na hora que estamos com pressa e nosso filho decide fazer todas suas atividades praticamente em câmera lenta, seja quando não queremos atender um telefonema ou participar de algum evento e queremos nos livrar da obrigação com uma “mentirinha social”, seja quando estacionamos em local proibido porque o que vamos fazer é “rapidinho”.

Enfim, o tempo todo vivemos situações que irão mostrar aos nossos filhos o que nós realmente somos. Eles são como vigilantes que percebem o menor passo em falso. Mais do que ver tudo, parece que eles sentem tudo. Esses dias em uma palestra na escola a professora disse que as crianças conhecem a nossa alma, e acho que é bem isso mesmo.

Aqui é fato, o dia que estou irritada, com certeza minha irritação irá afetar a Manoela e seu comportamento não vai ser o que eu espero. Se estou triste ela deixa de ser a criança alegre de todos os dias e se transforma em uma criança que precisa de muita atenção.

Ser pai ou mãe não é só educar o filho. É educar a nós mesmos. Todos os dias. Que possamos ser hoje, um pouco melhores que ontem. Que busquemos sempre ser bons exemplos de filhos, esposas ou maridos, pais e cidadãos para os nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário