segunda-feira, 30 de julho de 2012

Campanha Culpa, Não!





Dizem que muitas vezes o homem só se vê como pai, efetivamente, quando o bebê nasce. Já com nós mulheres, geralmente, a partir do primeiro teste positivo nos tornamos Mães! E é quase nesse mesmo momento que nos tornamos culpadas.

À medida que vamos nos informando sobre a gravidez, com livros, com o obstetra e com os milhares de conselhos que toda gestante recebe, começamos a perceber que não fazemos exatamente TUDO aquilo que esperam de nós, e ao invés de percebermos que isso seria de fato impossível, nos vemos como erradas e sentimos culpa.

Se não nos alimentamos de maneira 100% saudável, culpa. Se ganhamos um pouco mais de peso, culpa. Se o parto não é o parto normal "lindo e tranquilo" que vemos nos programas de TV e que várias artistas tiveram, culpa. Se não conseguimos amamentar, culpa. Se precisamos trabalhar, culpa. Se a criança precisa ir à escola cedo, culpa. Se precisamos ou queremos oferecer papinha industrializada, culpa... Enfim, vivemos imersas em um mar de culpa onde parece que fazemos tudo errado.

Pensado em tirar esse peso enorme das nossas costas, a Revista Pais & Filhos lançou a Campanha Culpa, Não! A cada mês estão sendo debatidos temas que costumam preocupar muitas mães. Além de colocarem muitas informações interessantes sobre o tema, eles selecionam algumas mães para participar de um brunch e conhecer a Revista. No primeiro mês foi a questão da papinha industrializada. Eu participei desse encontro e foi maravilhoso! O segundo tema foi a Obesidade Infantil. O terceiro e atual é Birra! Quantas vezes não ouvimos que a criança estava se comportamento tão bem até a gente (a mãe culpada) chegar?

Acho que vale muito a pena conhecer essa campanha e participar. É muito bom poder trocar experiências e perceber finalmente que não erramos tanto assim e que muitas mães passaram e passam pelos mesmos "problemas" que nós. E mais do que isso, que está tudo bem! Filhos se desenvolvendo felizes e sadios. E não é isso o que mais queremos? Então, que tal se começarmos a nos culpar menos por tudo que não acontece como gostaríamos e aproveitarmos mais o tempo com nossos filhos? Se é para nos sentirmos culpadas, que sejamos "culpadas" por todas as qualidades que nossos filhos lindos e fofos tem!





2 comentários:

  1. Que lindo blog!
    eu to começando agora mas to adorando tb esse universo :)
    eu participei da campanha mes passado tb mas nao pude ir ao brunch :( fiquei triste.
    parabens pelo blog, pela Manoela e vamos nessa batalha tentando viver com menos culpa ne?!
    bjs de uma mae de primeira viagem cheia de duvidas e historias pra contar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Esse universo é maravilhoso! O brunch na revista foi muito legal. Comida maravilhosa, equipe perfeita, mães super animadas... Tudo feito com o maior carinho com a gente. Pena que você não pode ir.
      Me passa seu blog para que eu acompanhe também!
      Beijos

      Excluir