segunda-feira, 4 de março de 2013

Instrução X Exemplo


Quanto tempo que eu não escrevia aqui. Sempre pensava em escrever, mas nunca tinha ideia sobre o que escrever. Hoje, ao deixar a Manoela na escola, “encontrei” o assunto ideal.
Sempre acreditei que a melhor forma de educar um filho é pelo exemplo. Preocupo-me muito com coisas que faço e mesmo assim erro sempre. Mas tem uma coisa que eu acredito que seja muito importante e que eu presto muita atenção nos exemplos que dou: educação no trânsito.
Algumas pessoas até me chamam de exagerada, mas faço questão de sempre atravessar na faixa de pedestres, respeitar semáforos, placas de pare e locais permitidos ou não para estacionar. Manoela já entende bastante sobre o assunto e isso me deixa mais tranquila sobre como ela irá se portar, quando estiver em um passeio com outras pessoas, por exemplo.
Acho fundamental a parceria entre pais e escola na formação das crianças. Acredito que os dois devam se completar. Mas, acredito ainda mais que o papel da escola é o de instrução e não de educar a minha filha. Esse papel é principalmente meu e do pai dela.
A escola dela fica em bairro relativamente afastado. Mais especificamente na rua da escola, o trânsito é quase só de pais. Imagina-se, ou eu imagino pelo menos, que essa rua seria um local adequado para ensinar aos nossos filhos o respeito às leis de trânsito e ao próximo.
Já tinha deixado a Manoela na sala e saindo da escola, aguardava em cima da faixa de pedestres, para atravessar a rua. Chegou uma senhora para deixar os filhos e quase acertou o carro em mim, pois ao invés de estacionar o carro, ela preferiu pará-lo no meio da rua, em cima da faixa. Felizmente eu estava atenta e consegui desviar do carro dela. É claro que essa senhora nem ao menos se desculpou pelo ocorrido. Saiu como se nada tivesse acontecido.
Infelizmente ela não é a única a usar o meio da rua ou a faixa de pedestre em frente à escola como local para estacionar. Aliás, andando pela cidade, parece que em frente às escolas esse comportamento é muito comum. Imaginei o que teria acontecido se minha filha ou qualquer outra criança estivesse ali tentando atravessar a rua.
Pensando sobre o assunto, resolvi conversar na escola sobre uma campanha de educação no trânsito para os alunos. E aí fica a minha dúvida? Adianta a escola ensinar o correto se os pais oferecem exemplos contrários? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário