sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quando uma briga acontece


Hoje eu briguei com a Manoela. Há alguns dias o comportamento dela, especialmente comigo, não está me agradando. Quando está com outras pessoas fica bem, educada, se comporta direitinho, mas basta eu chegar para ficar manhosa, chorona e agressiva comigo.

Pensando no que pode estar acontecendo, acho que o fato de estar trabalhando novamente pode estar afetando a pequena. Trabalho só meio período, o mesmo que ela está na escola, mas nas duas últimas semanas tenho ficado na loja boa parte da tarde também. Manoela tem ficado com a vovó Marisa e se diverte muito. A cada dia inventa uma coisa nova pra fazer: um dia fez uma luva, no outro um cachecol, no outro um avental e por aí vai. Vovó sempre muito paciente dá asas à imaginação da pequena.

Hoje, disse que iria ficar com ela em casa e achei que ela ia ficar feliz, mas não ficou. Ela queria ficar na casa da vovó. Mas hoje não era possível e ela veio pra casa comigo. Começamos a tarde bem, jogamos uns jogos, fizemos desenho e pouco depois o mau comportamento começou. Gritou, respondeu e por fim me bateu. Já disse aqui algumas vezes que não batemos na Manoela, então esse tipo de comportamento dela me deixa ainda mais chateada. Se as crianças aprendem com nosso exemplo e ela não tem esse exemplo em casa ou na escola, porque continua agindo assim?

Fiquei irritada, brigamos e ela chorou muito... tanto que até dormiu. E isso já faz uma hora mais ou menos. Ela continua dormindo aqui ao meu lado e eu, passada a irritação, começo a me sentir mal. Fico chateada por não ter conseguido lidar melhor com o mau comportamento dela. Me sinto triste por perder o controle. E me sinto de certa forma insegura em saber como lidar com essa nova fase dela.

Todo dia eu aprendo um pouco mais sobre ser mãe. Todo dia vivemos situações que nos ensinam muito e esse dia, com certeza, vai me levar a muitas reflexões e trazer muitas lições.

2 comentários:

  1. Puxa Paola, sabe que acho essa parte mais triste nessa fase deles.
    Também não consigo entender como uma criança tão amada, desejada e tratada com carinho, pode nos retribuir dessa maneira.
    João passou, ou mehor está passando por essa fase, agora deu uma melhorada, mas teve épocas que estava triste demais, e qdo acontecia me descontrolava e batia também, e chorava muito rsrs... Não de remorso de bater e sim de tristeza por ele estar agindo assim.
    Agora combinamos que ninguem mais bate aqui em casa, e realmente não bati mais nele, e ele comigo tb não, mas em momentos de muita raiva dele, qdo não deixamos algo que ele quer muito, ele acaba escapando uns tapas no pai.
    è realmente muito complicado saber lidar com tudo isso dos filhos. Espero que seja só uma fase né !

    ResponderExcluir
  2. Ai Aressa, não é fácil mesmo, né! Eu realmente não consegui entender esses comportamentos. A professora dela diz que a fase dos 3 anos é a adolescência da infância e que os 4 anos são muito mais tranquilos. Torcendo muito para agosto chegar logo e a Manô sair dessa fase.
    Beijos

    ResponderExcluir