segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Mudança de escola

Desde que entrou na escola, em 2010, Manoela sempre estudou em escola com a pedagogia Waldorf. A primeira escola, ainda em Bauru, era encantadora. Uma escola pequena, só para crianças até 6 anos. Professoras e diretora maravilhosas. Adaptação foi perfeita. Foi exatamente na primeira visita, ao conversar com a diretora que nos encantamos pela escola e pelo método que até então só tínhamos ouvido falar.

Cerca de 1 ano depois, nos mudamos para Avaré e fomos direto conhecer a, até então, única escola Waldorf da cidade. Nem pensamos em visitar outras escolas. A acolhida pela professora da época foi maravilhosa e mais uma vez nos encantamos.

Manoela é até hoje uma menina muito ativa. Adora se sujar. Subir em árvores. Explorar. E a sua escola, tanto por ser uma chácara, quanto pela pedagogia, era ideal.

Nessa escola, ela estudaria até o nono ano, que é o último oferecido. Tudo devidamente planejado até lá. Mas a vida toma rumos surpreendentes de vez em quando. E a nossa foi toda modificada quando, do dia para a noite, por divergências administrativas, decidimos que iríamos trocá-la de escola.

Eu muito decidida. Meu marido, em princípio, nem tanto. E a Manoela nem um pouco feliz com a notícia. Depois de uma longa noite em claro, conversando e sofrendo (porque pai e mãe sofrem só de imaginar que o filho possa vir a sofrer) muito, meu marido também teve certeza que mudá-la de escola seria a melhor escolha.

Expliquei a ela claramente os motivos da nossa decisão, e como em todos os grandes momentos de mudança importante na vida dela (quando largou a chupeta e a mamadeira, quando saiu das fraldas, quando precisou ficar meses sem consumir qualquer coisa que tivesse traços de leite, quando nos mudamos de cidade...) ela simplesmente entendeu e abraçou a ideia.

Isso tudo aconteceu no mês de junho deste ano (2019). Hoje, já existe uma outra escola Waldorf na cidade mas ela só atende crianças pequenas. Então, nós, família super Waldorf, que sempre achamos que essa era a única e melhor opção para nossa Manoela, partimos em busca de uma mudança de escola, pedagogia e amigos.

Cidade pequena, escola pequena, 9 anos estudando ali... todo mundo se conhece. Manoela era "figura carimbada" da escola. Não foi fácil dizer adeus a tudo. Mas foi necessário.

Eu já tinha em mente a escola que gostaria que ela fosse, mas ela quis conhecer antes a escola que a prima estudava. Acho que o fato de ter alguém que ela ame lá fazia com que se sentisse mais segura.
Nessa escola só teria vaga no período da tarde, o que não atendia nossas necessidades. Manoela que sempre acordou muito cedo, sempre estudou no período da manhã. E além do costume, ela tem seus compromissos no período da tarde, e mudar tudo seria muito trabalhoso.

Fomos então conhecer a escola que hoje ela estuda, e que era a minha opção. Chegando lá, fomos recebidos pela Coordenadora, que muito gentil, fez um tour pela escola e nos apresentou aos futuros colegas de sala da Manoela. Um deles é um dos melhores amigos dela (o outro melhor amigo é o irmão que estuda no ano anterior) e isso facilitou demais. As outras crianças foram muito receptivas. Manoela se animou logo no primeiro contato e assim decidimos que seria sua nova escola.

Teríamos o mês de julho de férias e então tudo novo!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário